Regra Sunny 16: A Exposição da Luz do dia nas Fotos

Regra Sunny 16: A Exposição da Luz do dia nas Fotos

Vamos falar de mais uma técnica de fotografia? Desta vez, vamos ensinar como colocar em prática a regra sunny 16. Nunca ouviu falar? Olha só o que ela pode fazer por suas fotos!

A regra sunny 16 ajuda você a estimar corretamente a exposição à luz do dia, sem ser necessário o uso de fotômetro. Antes de tudo, então, vamos explicar o que é o fotômetro.

O fotômetro é um aparelho que mede a intensidade da luz. Olha só como ele é:

O uso do fotômetro é comum entre fotógrafos e cinegrafistas para medir a intensidade da luz em um determinado ambiente e assim conseguir bons filmes e imagens.

A Regra Sunny 16 não é uma Regra

Apesar de ser conhecida como “regra sunny 16”, não é uma regra. Melhor seria considerar um método, um guia, algo que se pode seguir ou não. Ou seja, não há obrigatoriedade. Mas como é conhecida desta forma, vamos manter o nome aqui.

Bom, vamos à prática?

É bem simples usar a regra sunny 16, olha só. Nos dias ensolarados, basta usar a abertura igual ao ISO do filme. Por exemplo, para filme ISO 100 escolha velocidade 1/100 s.

Já a abertura, você pode usar ajustar de acordo com essa tabela:

Hoje, com as câmeras digitais, é possível trocar a sensibilidade ISO a cada foto. Quando a regra sunny 16 surgiu, não. Ela foi, na verdade, uma alternativa para medir a intensidade da luz. Além do mais, antes também não era possível verificar se a foto havia ficado boa.

Então, a regra sunny 16 foi criada para ajudar quem trabalhava com imagem. Por isso que, como dissemos no início, ela ajuda quem não possui um fotômetro.

Como ela se aplicar apenas às áreas externas, e deve ser entendida apenas como um guia, será interessante que, na medida em que for praticando e entendendo à lógica desses números, vá decorando esses números.

Assim como acontece com todas as técnicas. Depois de dominá-la, você poderá quebrá-la.

Desejamos ótima prática e, nunca se esqueça: revele suas fotos. Foto é um pedacinho de memória que merece ser guardado para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo