Longa Exposição: Fotos Incríveis com essa Técnica

Longa Exposição: Fotos Incríveis com essa Técnica

Ei, quer aprender a fazer fotos com longa exposição? Hoje vamos ensinar essa técnica para você deixar suas fotos ainda mais lindas. É muito fácil, viu?

Quando você vê uma imagem de uma cachoeira onde a água parece algodão ou uma textura aveludada. Ou ainda, quando o mar parece que tem uma linda espuma homogênea, meio névoa. Céus estrelados, fogos de artifício e por aí vai. Uma fotografia só fica dessa forma quando é feita com essa técnica, a de longa exposição. As fotos viram quase obras de arte.

O que é a técnica de longa exposição

Exposição é o tempo de capturação da imagem. Ou seja, quando o obturador fica aberto por longo tempo.

Quando falamos de foto de longa exposição, até parece que essa imagem leva horas para ser capturada. Mas não! Uma longa exposição pode ser, por exemplo, 1 segundo. É que, como o “clique” é muito, muito rápido, 1 segundo pode ser algo “demorado”.

Só que mesmo 1 segundo pode dar algum trabalho. Portanto é importante paciência e… treino.

É importante que na hora do clique a câmera não trema. Por isso, é imprescindível um tripé. Se você não tiver um, improvise com alguma cadeira, mesa, o que der estabilidade. Se você tiver um disparador remoto, melhor ainda.

Pois, então! A paisagem está lá, bela à sua frente e esperando para ser eternizada, e você já está com o apoio firme. Na hora que for clicar, importante: clique no botão e não o solte. Claro, solte, mas só depois de um longo tempo. Lembrando que esse longo pode ser 2 segundos.

Se a sua foto ficar tremida, não se preocupe. E, olha, isso pode mesmo acontecer, por isso não desanime e vai tentando.

Se o cenário que você deseja fotografar for bem claro, mas bem claro, dificilmente você conseguirá esse efeito, ainda que diminua o ISO e feche bem o diafragma.

Uma dica importante também é: evite dias com muito vento. Ou, se mesmo assim decidir fotografar com a técnica de longa exposição, tente diminuir a ação do vento sobre a câmera com alguma proteção. Outro detalhe é a alça. Deixá-la solta pode também fazer com que a câmera trema.

Recomendamos que você faça uma pesquisa aprofundada só de imagens feitas em longa exposição. Você vai encontrar umas es-ton-te-na-tes!

Longa Exposição: Fotos Incríveis com essa Técnica
Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *