A fotografia de moda é, com certeza, um dos gêneros mais complexos dentro da fotografia. Para esse estilo de fotografia o profissional deverá entender não somente como fotografar, mas também o conceito da coleção, seu público-alvo e o movimento das peças fotografadas.
Para ajudar a entender mais sobre esse nicho específico da fotografia, trouxemos algumas dicas para quem quer trabalhar na área, confira!
1 – Entenda os tipos de fotografia de moda
Além de ser um gênero específico, a fotografia de moda é dividida em 4 tipos diferentes, tanto ao se tratar de objetivo quanto das técnicas necessárias.
Editorial de moda
O mais importante a se destacar no que se trata desse nicho é que o fotógrafo deve entender que esse tipo de fotografia não busca vender peças em específico. O editorial de moda é focado em vender conceitos, comportamentos e personagens, a partir de marcas e estilistas, criando tendências.
Fotografia de beleza
Ao contrário do editorial de moda, a fotografia de beleza tem o objetivo de vender algum produto, geralmente voltado para cuidados de pele, cabelo, unhas, entre outros. Por conta disso, o importante nesse tipo de foto é focar no cabelo, maquiagem, pele, e outros detalhes, como brincos e colares, que podem ser o objetivo de venda.
Fotojornalismo de moda
Esse tipo de fotografia de moda é completamente diferente dos outros. O fotógrafo nesse caso é também jornalista, e seu objetivo é documentar o mundo da moda. Isso é feito a partir da cobertura de eventos importantes da moda, como o fashion week, prestando atenção nos looks apresentados, nos bastidores do desfile e até na moda de rua.
Além disso, esse tipo de fotografia pode buscar apresentar os looks dos famosos em grandes eventos e premiações.
Fotografia comercial
Esse tipo de fotografia de moda tem o objetivo principal a divulgação e a venda de peças de roupa específicas. São as fotos conhecidas como fotografias de catálogo.
É importante para o fotógrafo entender que nesse tipo de fotografia o foco não é o modelo, e sim o caimento da roupa no corpo e possibilidades de combinação das peças.
Começando a trabalhar na área? Confira dicas de como trabalhar com fotografia!
2 – Saiba quais os equipamentos para a fotografia de moda
Ao contrário do que muitos pensam, para trabalhar com fotografia de moda não é necessário contar com uma grande quantidade e variedades de equipamentos.
O principal é uma câmera digital de boa qualidade, pois nesse nicho a resolução é de extrema importância. Além disso, você deve contar com uma lente ajustável entre 15 e 55mm e uma lente de comprimento focal fixo, de 35 ou 50mm, com uma abertura rápida, entre 1,4f/a e 2f/a, para ambientes com pouca iluminação.
3 – Entenda a importância da iluminação na fotografia de moda
A iluminação deve ser pensada e planejada muito antes de as fotos começarem. É preciso entender que o tipo de luz usada nas fotos influencia diretamente nas roupas, na pele e nas cores da foto. Por isso, estude o objetivo da fotografia, os conceitos que devem ser passados com as fotos, e assim pensar no tipo de iluminação certo para seu trabalho.
Estude sobre iluminação: entenda a diferença entre luz dura e luz difusa!
Começando a trabalhar com fotografias de moda
Agora que já sabemos mais sobre a fotografia de moda, está na hora de colocar a mão na massa. Uma dica para quem irá começar a se aventurar na editoria de moda é estudar fotógrafos como referências. Além disso, as oportunidades não surgirão do nada.
Crie um portfólio, convide amigos para treinar suas fotos e comece a divulgar seu trabalho!