Fotografia de fusca e modelo na praia

Publicidade e propaganda é um bom curso para fotógrafos?

A publicidade e propaganda é um dos cursos da comunicação que abrange diversas áreas de atuação, proporcionando ao estudante aprender a planejar, criar, produzir, se comunicar de forma estratégica e muito mais.

Assim, uma das áreas que pode ser explorada pelos bacharéis desse curso é o de fotógrafo publicitário, que, diferente do fotojornalista, dá outro enfoque e visão para as imagens capturadas.

O que faz um fotógrafo publicitário?

O objetivo do publicitário é convencer um público específico a respeito da qualidade de uma ideia ou de um produto. Assim, a imagem e a fotografia são de extrema importância para que esse profissional consiga impressionar e chamar atenção para determinado trabalho.

Com isso, o fotógrafo publicitário tem a missão de, através da imagem, transmitir sensações a respeito do produto proposto, fazendo com que ele consiga impactar o público de alguma forma. Nessa linha de trabalho, algumas marcas ficam reconhecidas no mercado, precisando apenas de uma simples imagem para transmitir confiança aos seus clientes.

Foto publicitária com placas
Pixabay

Áreas que a fotografia publicitária permite trabalhar

Se você está pensando em cursar, ou já é um publicitário, e quer explorar o ramo da fotografia, são muitas as áreas de atuação. Separamos as 3 principais, para que você possa ter uma ideia do que esperar nessa profissão:

Fotografia comercial de moda

Uma das áreas mais exploradas pelos fotógrafos, é o mercado da moda. Entretanto, é importante salientar que até dentro deste ramo, existem diferentes tipos de fotografia, sendo responsabilidade do fotógrafo publicitário a venda de marca através de uma valorização e exposição dos seus produtos.

Fotografia comercial de moda
Pixabay

Assim, a fotografia de moda é um dos ramos que, além do olhar fotográfico, é importante contar também com uma visão publicitária, usando o melhor de ambas áreas para valorizar seu trabalho.

Fotografia comercial para alimentos

A fotografia de produtos e engajamento é outra área em que os publicitários se destacam, pois tem o intuito, como o nome já diz, de gerar engajamento através de um produto, como alimentos, por exemplo.

Fotografia comercial de pizzas
Pixabay

Nesse caso, o fotógrafo terá que transmitir a sensação de “água na boca” para o público, causando a sensação de desejo pelo alimento fotografado. Novamente o olhar publicitário de comunicação entra através da imagem, sendo um diferencial para a área.

Fotografia comercial para campanhas específicas

Criar e planejar campanhas é especialidade dos profissionais da publicidade e propaganda, sendo a área ideal para quem gosta de fotografia, mas não quer se afastar nem um pouco da sua área de formação. Essas são aquelas fotos que buscam impactar ações imediatas do público para determinado assunto.

Fotografia comercial para campanhas
Pixabay

Essas campanhas podem ser realizadas por grandes ou pequenas marcas e organizações, que dependem da publicidade e da imagem para atingir seu objetivo.

Publicidade e propaganda é um ótimo curso para fotógrafos!

Então depois de falarmos um pouco sobre as possíveis áreas da fotografia no curso de Publicidade e propaganda podemos dizer que: Sim! A Publicidade e propaganda é um bom curso para fotógrafos, pois incentiva o lado crítico e criativo, comum nos profissionais desta área.

Se você ainda tem dúvidas de como trabalhar com fotografia, podemos ajudar com algumas dicas aqui no FotoRegistro!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.