Estúdio de fotos dentro de casa

Dicas para tirar lindas fotos em casa

Encontrar um estúdio ou alugar um horário para fazer suas fotos nem sempre é muito viável, tanto pelos horários disponíveis, quanto pelos valores. Assim, uma ótima forma de realizar seus ensaios fotográficos, ou até praticar um pouco suas fotografias é criar um estúdio improvisado para fazer fotos em casa!

Por isso, dá uma olhada nessas dicas de espaços, iluminação, equipamentos e mais, para criar o ambiente perfeito para suas fotografias, sem precisar sair da sua casa!

Pense num espaço para as fotos

O espaço ideal para criar seu estúdio improvisado deve ter uma parede lisa, com cores neutras, mas preferencialmente a branca. Assim, além de você dar mais destaque ao objeto ou pessoa fotografada, também usa a parede como um rebatedor de luz, iluminando melhor o lugar e dando um ar mais profissional para as imagens.

Pense num espaço em que você tenha espaço suficiente para aplicar a regra dos terços em suas fotografias!

Espaço branco para ensaios de fotos
Pixabay

Cuidando da iluminação

Ao se tratar de fotografia, a iluminação é essencial. É por isso que, para criar seu estúdio improvisado é necessário cuidar bem desse fator. Se possível, encontre um lugar da casa que além da parede branca, você tenha uma janela próxima, que permita a maior incidência de luz natural.

Caso a luz ambiente não seja o suficiente para o lugar ficar bem iluminado, você vai precisar pensar nas luzes artificiais. A dica então é procurar por lâmpadas direcionadas, como as de mesa, que permitem apontar a luz para o objeto que será fotografado.

Iluminação para ensaios fotográficos
Pixabay

Você também pode investir em luzes direcionadas para fotógrafos, como os da imagem acima, que não possuem um valor elevado e poderão ser essenciais para seus ensaios no estúdio improvisado.

Ajuste o espaço e o equipamento corretamente

Ao se tratar do espaço, é importante avisar que você vai ter de arrastar alguns móveis para assim dar vida ao seu estúdio improvisado. O ideal é medir o local antes de começar a organização, e assim, saber previamente qual o espaço que será melhor utilizado para as fotos.

Câmera profissional para ensaios fotográficos
Pixabay

Agora, em relação aos equipamentos, é importante salientar que se você está começando na fotografia agora, há sim como fazer boas fotos usando o celular, sendo essa uma boa escolha. Entretanto, se sua ideia é usar uma câmera semiprofissional ou profissional, há alguns equipamentos que podem facilitar e melhorar seu trabalho.

Procure investir em um tripé, um flash externo e ainda alguns rebatedores. Se você está começando seus estudos na fotografia, isso não é tão necessário, porém, se você quer dar outro nível de qualidade para suas fotos no estúdio improvisado, é uma ótima ideia!

Procure objetos para compor o ambiente

Além da parede lisa, da iluminação e equipamento, é necessário encontrar acessórios que ajudem a compor o ambiente, que tenham alguma ligação com o objeto ou pessoa fotografada.

Menina com luzinhas natalinas para usar em ensaios fotográficos
VK

As luzinhas, como as da imagem acima, são uma ótima ideia para compor suas fotografias. Elas trazem uma maior valorização para o objeto que se está iluminando, em meio a um ambiente mais escuro.

Caso as fotos fiquem muito escuras, você pode ajustar a iluminação nos melhores programas de edição de imagem!

Tire lindas fotos com um estúdio improvisado em casa

Agora que você já sabe como é possível criar um estúdio improvisado, ficou muito mais fácil praticar e fazer ensaios de fotos em casa. Assim, porque não pensar em profissionalizar mais ainda a revelação e entrega dos seus trabalhos com um Fotolivro? Fica a dica! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.