Conheça 4 dicas para arrasar em um ensaio fotográfico

Conheça 4 dicas para arrasar em um ensaio fotográfico

Ensaios fotográficos são conhecidos por marcar um momento especial na vida das pessoas e são realizados em lugares representativos, com cuidados redobrados com a luz e com o objeto ou a pessoa a ser fotografada. São os eventos mais esperados pelos fotolovers – os amantes de fotografia, que ficam cheios de expectativas para ver o resultado final das fotos. Quer se tornar um mestre em fotografia? Continue lendo.

Dica 1: fotografia é desenhar com a luz

Você terá nas suas mãos um equipamento que irá controlar toda a luz emitida no ambiente para conseguir o melhor resultado. Mas a dica é: sempre jogue a favor da luz. O objeto a ser fotografado precisa ficar de frente ao ponto de luz para imagens nítidas e perfeitas. Opte por ensaios fotográficos que sejam feitos pela parte da manhã ou no final do dia, onde a luz está mais singela e fácil de manusear.

Não esqueça de utilizar o modo manual da sua câmera. Ela te dará todo o controle para configurar o diafragma e o obturador da sua lente, que controla o nível de luz captada e a velocidade do clique. Em casos de fotografar com o celular, use a abuse dos controles de brilho e do contraste do aparelho para conseguir melhores resultados.

Dica 2: Use a regra dos terços

Marcações das regras do terço
Fonte: EMania

Aqui, você deve ativar o modo regra dos terços no seu aparelho Ele está disponível tanto em celulares quanto em câmeras fotográficas de qualquer nível. Esta ferramenta irá dividir a sua tela em nove quadrantes e para aplicar a regra é simples: mantenha o objeto fotografado entre os pontos de ligamento das linhas para criar uma harmonia especial e utilizar de forma harmoniosa os quatro cantos da imagem.

Dica 3: Cuide do ambiente

Sabe o que pode tornar o seu tão sonhado ensaio fotográfico em uma gafe fotográfica? Ter, por exemplo, lixeiras e objetos estranhos ao fundo da sua imagem principal. Além de ser algo desconfortável ao olhar, fazer a edição para a retirada desses elementos é um processo trabalhoso (isso quando não é feito de forma amadora, comprometendo toda a qualidade do trabalho final com distorções). Cuide para o que espaço ao fundo esteja limpo. Faça a composição do ambiente ideal para fotografar.

A dica aqui é ir com tempo de sobra antes do ensaio até o local onde as fotos serão realizadas. Faça uma revisão nos principais pontos e, se possível, monte um cenário ideal para que as imagens sejam criadas. Busque elementos para a composição da fotografia, como, por exemplo,: plantas, árvores e flores coloridas.

Dica 4: Busque referências antes de começar o ensaio

Sabe o que os fotolovers adoram fazer antes de se preparar para um ensaio de fotos? Ver referências que ajudem na composição de ideias. Não tenha medo de perguntar aos seus clientes os perfis que eles admiram no Instagram ou peça para que eles enviem para você uma série de imagens que faz os corações deles baterem mais forte. Assim, fica muito mais fácil de acertar o gosto pessoal de quem está sendo fotografado, aumentando as suas chances de sucesso. Estude antes!

Fotografar bem é uma questão de tempo, estudo e prática. Conte nos comentários quais dicas você vai começar a praticar mais vezes na sua rotina de ensaios. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo